Tradição e velhos hábitos de consumo já não garantem mais perenidade aos negócios
- VECTOR Consultants - E.Moreno
- 18 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de fev. de 2022
“Never say no to a Panda” foi uma propaganda lançada em 2010 por uma fabricante de queijos e derivados lácteos, a Arab Dairy - Panda Egypt. À época (cerca de 12 anos), a campanha foi considerada como criativa e diferente em relação às práticas e conceitos vigentes no mundo do marketing de então. A campanha publicitária não só levou vários prêmios, entre eles o Leão de Ouro em Cannes, como reforçou o posicionamento da empresa no mercado.
Até o século passado e no início deste, a estratégia do marketing de push (empurre) era a abordagem predominante das marcas em relação aos consumidores; e o sucesso das marcas estava preponderantemente condicionado aos investimentos massivos em publicidade. Grandes marcas como Kodak e 3M tiveram sucesso com a estratégia, o que nos leva acreditar também no sucesso da "Never say no to a Panda". E por quê não, também as nossas velhas conhecidas que faturaram com conceitos sociais e políticos nem sempre corretos, como o de "você tem de levar vantagem em tudo!" ou "se o juiz não viu, segue o jogo!".? Seguramente as marcas promotoras desses slogans já abandonaram esses conceitos há tempo. A publicidade de uma marca retrata sempre os conceitos e os valores que a empresa abraça. São os paradigmas que orientam os negócios e o futuro das empresas (saiba mais).
O impacto das mudanças no mundo dos negócios e as trazidas pelas novas gerações e pelo consumo consciente têm exigido das empresas um novo modelo de negócio, fundado na autenticidade de propósito e respeito ao consumidor, à sociedade e ao meio ambiente. A velha estratégia push e a "Panda" da atualidade, ambas com práticas de investimentos massivos em marketing, e outras baseadas no greenwashing, definitivamente estão com os seus dias contados. Persistir nas práticas de maquiagem de propósito e de produtos/serviços como estratégia de relacionamento com o mercado é assumir os mais elevados riscos de desaparecer.
As companhias que buscam perenidade, em uma visão de futuro, não abrem mão de experiências positivas de clientes baseadas na transparência e autenticidade em seus propósitos. Assim, não basta mais promover mudanças nas estratégias de marketing, não é mais suficiente migrar de pushing para pulling; é preciso rever os conceitos que as sustentam. Pensar estratégico e promover autenticidade nas relações com todos os stakeholders têm se demonstrado como condições chave para quem projeta marcas fortes e imagem que atrai não só novos clientes mas também novos talentos. Política forte e autentica de employer branding (*) é um ótimo caminho para os negócios de futuro.
(*) Atrair e reter talentos é construir reputação!
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