O desafio da longevidade da empresa familiar
- VECTOR Consultants - E.Moreno
- 27 de abr. de 2022
- 1 min de leitura

Sucessão em empresas familiares: a importância de se fazer uma sucessão bem planejada
Sucessão: Certamente esse é o tema mais desafiador para as empresas familiares brasileiras, pois tão representativo quanto ao fato de a empresa ter chegado até aqui, é também fazer com que ela se perpetue no mercado, particularmente diante às demandas e interesses de curto prazo. Vale lembrar que as empresas familiares representam mais de 60% dos negócios no mundo; no entanto, pesquisas apontam que cerca de 30% delas não sobrevivem à terceira geração por não possuir um planejamento sucessório de largo prazo de passar o legado e comando para as gerações futuras.
Por isso, é necessário sempre levar em conta não só as questões emocionais e interesses familiares de curto prazo, mas sobretudo fazer prevalecer uma estratégia profissional em que um processo exitoso de sucessão exige.
A sucessão não é um fim em qualquer projeto transformação e/ou de continuidade e sim o meio para permitir que a empresa familiar se ajuste às exigências e às mudanças de mercado que trazem novos riscos e desafios para todos os negócios. Novas competências devem ser incorporadas para fazer frente e até mesmo antecipar essas mudanças. Portanto, vale enfatizar que sucessão não é apenas uma questão de renovação de gestores, mas sobretudo de adequação das condições de governança aos novos tempos e desafios das empresas.
No futuro, sucessão poderá se tornar em processo tão natural e, portanto, menos traumático como hoje, visto que o mercado já exige renovação a cada vez mais rápida para as empresas competitivas. Criar o futuro é se antecipar às tendências.
Faça-nos uma consulta
Comments