Nunca as empresas dependeram tanto do desenvolvimento e atração de talentos como hoje
- VECTOR Consultants - E.Moreno
- 7 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Por que (e como) uma estratégia de Employer Branding tem se demonstrado determinante para o desenvolvimento dos negócios.

Promover a gestão de equipes e o desenvolvimento da competência de colaboradores sempre foi o grande desafio de líderes para sobrevivência e progresso das empresas. No entanto, nunca, como hoje, as empresas dependeram tanto de uma estratégia com o poder de atrair e desenvolver talentos.
Se as empresas já viviam impactos críticos de um mercado cada vez mais competitivo, inclusive por mão-de-obra qualificada (*), a pandemia reforçou ainda mais a necessidade de desenvolver novas competências corporativas para buscar maior resiliência e, ao mesmo tempo, se preparar para o futuro em um mundo de negócios repleto de turbulências e de incertezas.
Além de acentuar a necessidade de novas competências nos negócios, a pandemia despertou nas pessoas um repensar sobre o significado do trabalho em suas vidas, bem como sobre as expectativas de futuro que o trabalho desperta sobre elas.

O resultado tem sido uma migração sem precedentes de talentos ou simplesmente de pedidos de demissão e indo embora (Great Resignation or Big Quit) à procura não só de melhores salários (**), mas em especial de empregos e companhias que cultivam valores que dão maior sentido à vida dos seus colaboradores.
Por efeito, a necessidade hoje de se desenvolver novas competências frente aos desafios de mercado, e diante do fenômeno da grande migração de talentos, a maioria das companhias está a sentir o impacto da falta de colaboradores com as qualificações necessárias aos seus propósitos, conforme revela pesquisa da ManPower Group (***).
Líderes que compreendem a importância da criação de um ambiente com percepção positiva da empresa como local de trabalho estão mais comprometidos em elevar a capacidade de resiliência da empresa, bem como prepara-la para o futuro, diante os desafios que a nova realidade dos negócios impõem.
De tal modo, desenvolver uma política e estratégia de employer branding tem sido a alternativa mais promissora para as companhias, onde o propósito de se criar um ambiente genuíno de trabalho e favorável às expectativas dos colaboradores tem se tornado essencial para reter e atrair talentos, como também para elevar a reputação da marca. Marketing de falsa reputação não mais se sustenta diante de mundo cada vez mais conectado.
Consulte a Vector e saiba como construir uma estratégica genuína de employer branding
------
(*) A possibilidade do trabalho remoto (anywhere work) acirrou a concorrência entre empregadores, não só no mercado local de trabalho, mas também global.
(**) O salário médio dos trabalhadores tem caído basicamente em todo mercado global, incluindo o Brasil. A PNADC-T/IBGE que indicou uma retração de 6,1% na massa salarial no terceiro trimestre de 2021 ante o mesmo período de 2019. As expectativas de mercado são as de que a queda no rendimento médio de salários, observada em 2021 (-3,95%), deve seguir em 2022.
(***) A pesquisa demonstrou que 54% das companhias consultadas revelaram necessidades de profissionais qualificados, uma taxa com 23 pontos percentuais superiores à taxa de 2010, de 31%.
Comments