top of page

Feedback. Esse salutar hábito que mete medo nas pessoas.

Sem um ambiente de confiança e comunicação assertiva, o exercício do feedback será sempre algo que mete medo nas pessoas.



Não há nada de novo ao se dizer que a troca de feedback no ambiente de trabalho nos traz insights fundamentais para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Porém, sabemos também como seu exercício é algo que comumente mete medo nas pessoas, visto que o receio de ferir sensibilidades é a tônica para o comportamento da maioria dos colaboradores no ambiente de trabalho. Afinal, não é fácil entregar e receber mensagens difíceis, e é por isso que as pessoas tendem a se esquivar completamente dessas conversas (McKinsey), especialmente quando prevalece o receio de que o feedback possa ser interpretado como uma crítica pessoal.


O feedback exige coragem e habilidades, mas especialmente confiança. Bem por isso que muitos planos de desenvolvimento de hábitos de feedback acabam falhando, em especial quando tentamos apenas ensinar sobre as habilidades necessárias e motivar as pessoas a dar e receber feedback no ambiente de trabalho. O hábito forte de feedback está diretamente proporcional ao ambiente de confiança que se estabelece no local de trabalho, onde as pessoas posam se sentir confortáveis e encorajadas para perguntar, refletir e opinar sobre as questões mais relevantes de interesse e desenvolvimento coletivo, mesmo que sejam elas as mais espinhosas.


Portanto, não basta um plano ou treinamentos. É preciso superar as dificuldades e as falhas de comunicação que cerceiam a confiança, pois sem a comunicação assertiva, o exercício feedback será sempre algo temoroso.


Líderes empáticos têm um papel fundamental para isso, mas é de fato o desenvolvimento de uma cultura de comunicação, fundada na transparência e autenticidade, que permite estabelecer a confiança e um ambiente favorável para o hábito corriqueiro de feedback.


A comunicação assertiva é a chave para que os propósitos e valores corporativos orientem as relações pessoais e estimulem o feedback como combustível de uma cultura de desenvolvimento.


A comunicação assertiva é capaz de trazer transparência e objetividade sobre o que se quer e o que se espera de todos, tanto em relação aos valores e propósitos corporativos como também os interesses e expectativas individuais. Assim, a cultura de feedback é fortalecida quando a troca e a procura por conhecimento passam a ser uma condição natural para o desenvolvimento de todos.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page