top of page

Como o pensar estratégico é fundamental para o desenvolvimento de talentos corporativos

  • Foto do escritor: E.Moreno
    E.Moreno
  • 13 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

"Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio" Michael Porter


Há mesmo temas instigantes em razão da importância no desenvolvimento dos negócios mas que nem sempre encontram correspondência nas ações de muitas empresas, incluindo aí gestores estratégicos e membros de conselhos de administração. É o caso de como o Pensar e o Planejamento Estratégicos são importantes para a construção de uma política de Recursos Humanos eficiente. Tão importante também perceber que inversamente, o Desenvolvimento de Talentos Corporativos - DTC (como preferimos o chamado RH) com foco em resultados é essencial para que o Planejamento Estratégico seja efetivo e exitoso.


Há também uma percepção no mercado de que muitas empresas fazem investimentos pesados em capacitação de suas equipes sem que tenham ainda trabalhado adequadamente os seus objetivos estratégicos e operacionais.


Naturalmente, o que se pode esperar com isso dois efeitos importantes:

Os investimentos são quase sempre perdidos, pois não se eleva competência das equipes sem que os objetivos, desafios e riscos estejam bem claros e as estratégias de gestão sejam bem planejadas. Não há competência para tudo, em especial diante a um ambiente de negócios cada vez mais complexo e desafiador, o que passa a exigir das empresas uma forte inovação nos seus negócios. É o que chamamos de desenvolvimento de talentos corporativos com foco na construção de

uma cultura de inovação e de resultados.


Uma política de RH equivocada reforça os erros estratégicos e põe em risco os negócios. Por mais, uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio, como afirma Michael Porter, o guru global da gestão estratégica. O imediatismo e o pensar de que o novo normal será como antigamente é colocar em sérios riscos todo e qualquer negócio, visto que o que pode ser bom hoje não seja mais o suficiente amanhã. A inovação coloca sempre o desafio de avançar ou regredir, pois o concorrente não espera pelos conformados.


A questão hoje não é mais o desconhecimento dos benefícios de um bom Planejamento Estratégico, mas sim como desenvolver e implantar uma cultura de planejamento, onde a inovação e a entrega de resultados sejam efetivas.


-----

Saiba mais da Vector Consultants como planejar e desenvolver uma cultura de inovação permanente. A inovação é um ecossistema e depende muito mais de uma cultura do que de vontades isoladas. The Basics Levels for Innovation Culture.








Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page